Visita: Minas de Aljustrel, uma história de luta pela dignificação do trabalho
Abril é Agora/Cultra e Associação de Defesa do Património Mineiro, Cultural e Ambiental do Concelho de Aljustrel "Do Fundo à Superfície" promovem visita ao Parque Mineiro de Aljustrel, no dia 4 de maio.
O Abril é Agora/Cultra e a Associação de Defesa do Património Mineiro, Cultural e Ambiental do Concelho de Aljustrel "Do Fundo à Superfície", com a colaboração da Câmara Municipal de Aljustrel, da Junta de Freguesias de Aljustrel e de Rio de Moinhos; “Oficina os Infantes” organiza uma visita ao Parque Mineiro de Aljustrel, no dia 4 de maio.
Minas de Aljustrel, uma história de luta pela dignificação do trabalho
As minas de Aljustrel encerram uma longa história de luta pela dignificação do trabalho de quem arranca riqueza do fundo da terra. De 3 de outubro de 1922 a 21 de janeiro de 1923, a greve das minas de Aljustrel, violentamente reprimida pela GNR, revela ao país a combatividade destes operários, que se prolonga pela ditadura fascista.
1949, 1952, 1959 são anos de intensa luta reivindicativa que se estende pela década de 1960, no quadro de enorme repressão, com a morte a sair à rua, pela ação da GNR, no dia 28 de abril de 1962, ceifando a vida a António Adanjo e Francisco Madeira.
O 25 de abril de 1974 abre um horizonte de esperança, com a nacionalização da mina a 10 de junho de 1975. O fim da revolução volta a trazer tempos difíceis e de incerteza, mas a memória de um passado de luta perdura e serve de alimento aos desafios do presente e do futuro.
PROGRAMA
9.30h – Concentração junto do Parque Mineiro, em Aljustrel.
10.00h – Início da visita ao Parque Mineiro
12.30h – Almoço no restaurante “Pires”
14.15h – Visita Guiada à Exposição “Aljustrel, 100 Anos, do Fundo à Superfície” - Museu Municipal
15.45h – Mesa Redonda “Minas de Aljustrel, da Resistência à Liberdade” – participação dos autores da Exposição e de representantes dos mineiros – Centro de Documentação Municipal
17.30h – Encerramento da visita com lanche e atuação do “Grupo Coral os Mineiros de Aljustrel”
Custo: 18€ (Inclui a entrada no Parque Mineiro e o almoço, sem bebidas)
Para participar é necessário fazer uma inscrição - https://forms.gle/ - e tem uma limitação de 40 participantes. Inscreve-te já.