Em Movimento

Inscrições abertas para a visita guiada de 21 de maio à “Setúbal Revolucionária”

10 Maio 2022

Setúbal foi protagonista de alguns dos acontecimentos sociais e políticos que mais marcaram a História do século XX português. É uma visita guiada por Albérico Afonso a este passado recente que vos convidamos a fazer connosco.

Debates de Abril nas escolas

9 Maio 2022

Os Debates de Abril, promovidos pela CULTRA e com apoio da Transform, ocorreram, por todo o país, de janeiro a maio de 2022, integrados nas Comemorações Cidadãs do 50º aniversário do 25 de Abril. Por Luís Farinha.

Sara R. Farris abre Conferência Internacional “Feminismo e o Combate à Extrema-Direita”

8 Maio 2022

A sessão de abertura da conferência, a realizar-se no sábado, 14 de maio, será protagonizada pela socióloga e teórica política Sara R. Farris, internacionalmente reconhecida pelo seu estudo original, publicado em 2017, intitulado In the Name of Women's Rights: The Rise of Femonationalism.

Conferência Internacional “Feminismo e o Combate à Extrema-Direita”

8 Maio 2022

A iniciativa, cuja sessão de abertura será protagonizada pela socióloga e teórica política Sara R. Farris, realiza-se a 14 de maio, em Lisboa, e é organizada pelo Observatório da Extrema-Direita, integrando a programação “Abril é Agora”. A conferência é de entrada livre, mas sujeita a inscrição.

Exposições e ações de rua sobre os 60 anos das manifestações de maio de 1962

4 Maio 2022

A primeira iniciativa realiza-se já esta sexta-feira, no Largo do Intendente, em Lisboa, entre as 14 e as 20h, e junto ao Coreto do Jardim da Cova da Piedade, em Almada, entre as 15h e as 19h. Novas ações estão agendadas para dia 8, em Setúbal, e dia 14, em Beja.

Em nome dos Direitos das Mulheres?

3 Maio 2022

O Abril é Agora republica este artigo de Andrea Peniche sobre o livro The Name Of Women's Rights: The Rise Of Femonationalism. A autora da obra, Sara R. Farris, estará presente na Conferência Internacional “Feminismo e o Combate à Extrema-Direita”, a realizar-se a 14 de maio, em Lisboa.

Relato de uma viagem no tempo e no espaço pela Lisboa Operária

2 Maio 2022

No passado dia 23 de abril, Raimundo Santos guiou-nos através de uma viagem no tempo e no espaço pela Lisboa Operária na zona oriental da capital. A iniciativa, inserida no programa “Abril é Agora”, transportou-nos para uma realidade cuja memória muitos continuam a tentar apagar. Por Mariana Carneiro.

No passado dia 24 de abril, o Arraial voltou ao Carmo

28 Abril 2022

Centenas de pessoas encheram o Largo do Carmo de cor e celebraram Abril ao som de Benjamin, O Gajo, Pedro Branco, Tropicáustica, Jovem Conservador de Direita, Luca Argel, Lord Strike, samba, forró e muito mais. No final, não faltaram vozes para cantar “Grândola, Vila Morena”.

Abril é Agora promove debate sobre papel da Cultura

15 Abril 2022

A sessão “50 anos depois:a cultura ainda é uma arma?” terá lugar em Leiria, no auditório do IPDJ, pelas 21h de 22 de abril, e contará com a participação de Amarílis Felizes.

Ensino Superior: da gestão democrática à governação empresarial

10 Abril 2022

Neste tempo de populismos, risco ambiental, dilemas tecnológicos e desigualdades globais, só instituições mais democráticas nos podem ajudar a enfrentar os desafios com que a humanidade se depara nesta viragem de século. Por João Mineiro.

Nova visita guiada à “Lisboa Operária” a 23 de abril

9 Abril 2022

No próximo dia 23 de abril realizar-se-á uma nova visita guiada por Raimundo Santos à “Lisboa Operária: A classe operária na zona Oriental de Lisboa”.

O Movimento Estudantil e a Juventude: Hipóteses e Caminhos

4 Abril 2022

A vontade coletiva faz-se sentir nos movimentos e associações que mobilizam os jovens cientes da realidade precária, desigual e discriminatória que se avizinha, por isso é que manter adormecido o movimento estudantil é manter adormecidas as conquistas de Abril. Por Ana Teresa Fonseca, ativista estudantil.