Outros Hinos: Desafios à escuta nos 50 anos do 25 de Abril

Outros Hinos: Desafios à escuta nos 50 anos do 25 de Abril

18 Novembro 2024 |

22 novembro, 15h - 19h – Padrão dos Descobrimentos, Lisboa – No âmbito das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 e das independências africanas, este encontro propõe uma escuta atenta, um diálogo e uma celebração das múltiplas vozes, sons e poéticas que, para lá das narrativas nacionalistas e luso tropicalistas, constituíram repertórios musicais diversos sobre a história dos últimos 50 anos.

Propõe-se, assim, a criação de um espaço para escutar outros hinos possíveis que ajudam a contar a história da sociedade portuguesa e da diversidade de corpos, vozes e imaginários que a constituem. Hinos que, a partir de diferentes perspetivas estéticas, sociais e geracionais, desenvolvem olhares mais plurais, complexos e desafiantes sobre a memória, o presente e o futuro. Hinos que circulam entre as ruas e a internet, que se cantam e dançam, confundindo as fronteiras entre “centro” e “periferia” e que narram diferentes histórias sobre o país que somos e os desafios que enfrentamos.

O encontro organiza-se a partir de quatro círculos de escuta, cada um com a duração de uma hora. As músicas serão selecionadas por músicos, investigadores/as, jornalistas e ativistas convidados/as, e cada sessão de escuta será seguida de um espaço de conversa e diálogo. Aberto ao público em geral, estes círculos oferecem outras perspetivas sobre a história democrática a partir da música, um campo de produção de discurso que tem sido menos abordado, especialmente na diversidade das suas poéticas, sonoridades, polifonias, imagens e performances.

Para ajudar a contar esta história, teremos como convidados os músicos Chalo Correia, Selma Uamusse, Mynda Guevara e Cícero Mateus; os artistas e investigadores André Xina e Henrique J. Paris; os jornalistas Bruno Dinis, Elias Celestino e Ricardo Farinha; os investigadores João Mineiro, André Castro Soares e Teresa Fradique; e o coletivo Viva o Samba!

O Abril é Agora apoia esta iniciativa, em conjunto com a plataforma BANTUMEN, a revista Rimas e Batidas e o Padrão dos Descobrimentos.