Arraial dos Cravos

Dezenas de associações e artistas confirmam presença no Arraial dos Cravos

21 Abril 2023 |

Arraial dos Cravos, que terá lugar no Largo do Carmo a 24 de Abril, é uma homenagem ao 25 de Abril, e parte da iniciativa da Associação Abril e da CULTRA, com a colaboração e participação de vinte e quatro associações de caráter cívico e cultural e mais de uma dezena de artistas. Conhece aqui o programa.

Pretende-se que este evento se torne num momento de grande significado de intervenção cívica e cidadã, pela participação popular e pela mostra das atividades desenvolvidas pelas diversas entidades presentes. A programação, a partir das 17h, inclui oficinas de teatro e de pintura, aulas de dança no recinto e um concerto com a presença de artistas que se disponibilizaram, de forma graciosa, a participar neste evento.

Esta Festa, nos 49 anos do 25 de Abril, é também um apelo para que a chama dos ideais de Abril permaneça acesa na memória, na luta e na esperança e para que o cravo que animou a revolução continue um símbolo vivo da democracia em Portugal, em sintonia com a canção da fraternidade em que “o povo é quem mais ordena”, na concretização de uma sociedade justa e solidária.

São já 26 as associações que confirmaram a sua presença no arraial: A Coletiva, Ada Cristina Artesanato, Associação Abril, Associação ANIMAL, Associação Cavaleiros de S. Brás, Associação José Afonso, Associação Kitembú, Associação Recreativa e Desportiva O Relâmpago, Associação Renovar a Mouraria, Associação Torre Amiga, Bazofo Dentu Zona, Casa da Achada, Casa do Brasil, Cicloda - Associação Oficina Ciclomobilidade, Climáximo, Coletivo Andorinha, Cultra, Fem - Feministas em Movimento, Greve Climática Estudantil, Movimento Referendo pela Habitação, Movimento dxs Trabalhadorxs do Sexo, PIs - Associação de Combate à Precariedade, SOS Racismo e Vida Independente.

Estão ainda confirmadas 13 atuações. O programa do Arraial dos Cravos conta a participação de Lucas Augusto da Silva, Pedro Branco, Vitor Sarmento e Francisco Naia, Dueto Maiseu, Duarte Coxo, Aula dança, Francisco Fanhais, Couple Coffee, Batucadeiras da Boba, Jovem Conservador de Direita, Fio à Meada, Colombina Clandestina e Tropicaústica.

À meia-noite, não faltarão vozes para cantar “Grândola, Vila Morena”.