Conferência Internacional “Feminismo e o Combate à Extrema-Direita”

Conferência Internacional “Feminismo e o Combate à Extrema-Direita”

8 Maio 2022 |

A iniciativa, cuja sessão de abertura será protagonizada pela socióloga e teórica política Sara R. Farris, realiza-se a 14 de maio, em Lisboa, e é organizada pelo Observatório da Extrema-Direita, integrando a programação “Abril é Agora”. A conferência é de entrada livre, mas sujeita a inscrição.

No próximo dia 14 de Maio, em Lisboa (Faculdade de Direito da UL, Anf. 9 - ver mapa aqui), o Observatório da Extrema-Direita (OED) promove a conferência internacional “Feminismo e o Combate à Extrema-Direita”. A iniciativa integra a programação ABRIL É AGORA, associando-se às comemorações do cinquentenário do 25 de Abril e da Revolução portuguesa de 1974/1975.

Entre o passado e o futuro, a iniciativa procura promover um ponto de encontro, de informação e reflexão, assumindo o urgente desafio de trazer à discussão a complexidade e as contradições do nosso tempo, explorando os entrelaçamentos políticos dos temas feministas com os do combate à extrema-direita. O debate que se deseja rigoroso, plural, crítico e informativo será promovido por investigadoras em várias áreas, jornalistas e ativistas sociais feministas.

A sessão de abertura será protagonizada pela socióloga e teórica política Sara R. Farris (Goldsmiths, University of London), internacionalmente reconhecida pelo seu estudo original, publicado em 2017, intitulado In the Name of Women's Rights: The Rise of Femonationalism. A sua comunicação será presencial e incidirá nos temas deste livro, no qual abordou criticamente a paradoxal e contraditória convergência – entre partidos nacionalistas e de extrema-direita, algumas feministas e representantes das correntes neoliberais – no uso de temas feministas para a produção de discursos, práticas e agendas xenófobas e islamofóbicas.

A conferência é composta por mais três painéis. Durante a manhã, Cecília Honório (professora e investigadora, OED), Ana Cristina Pereira (investigadora, CES/UC) e Bárbara Reis (jornalista, Público) irão falar-nos considerando o contexto nacional, tanto do ponto de vista da crítica política e pós-colonial, como o da análise direta da atual relação entre a comunicação social e os movimentos de extrema-direita.

O período da tarde começará com um painel que discutirá a interligação dos temas da ‘ideologia do género’, do antifeminismo e do racismo, contando com a participação de Teresa Joaquim (antropóloga, Universidade Aberta /CEMRI), Tainara Machado (investigadora e ativista d’A Coletiva), Sílvia Roque (investigadora, CES/UC) e Anabela Rodrigues (ativista da Solim e GTO).

No último painel da conferência, serão abordadas as presentes realidades político-sociais do Brasil e do Estado Espanhol, enquanto exemplos de ascensão e resistência. Para debater o crescimento eleitoral dos partidos de extrema-direita e também a construção e as dinâmicas dos movimentos de resistência feminista, antirracista e antifascista, nestes países, contaremos com Samara Azevedo (Coletivo Andorinha - Frente Democrática Brasileira de Lisboa) e Amelia Martínez-Lobo (Fundação Rosa Luxemburgo).

A conferência é de entrada livre, mas sujeita a inscrição. Poderás inscrever-te na Conferência Internacional “Feminismo e o Combate à Extrema-Direita” aqui e encontras mais informação na página de internet do Observatório de Extrema-Direita e no evento de facebook da iniciativa.

 

Conferência Internacional “Feminismo e o Combate à Extrema-Direita”
 

LOCAL: Anfiteatro 9 localiza-se no Edifício Novo da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.  Para aceder basta contornar o edifício principal, pelo caminho pedonal.
Transportes públicos:
Metro - Estação Cidade Universitária
Autocarros  - 731 - 735 - 738 - 755

Image
Anfiteatro 9 localiza-se no Edifício Novo da Faculdade de Direito da Univ. de Lisboa

 

PROGRAMA:

10h-11h30 | SESSÃO DE ABERTURA*

 Sofia Roque (investigadora em Filosofia, OED)

O que é o Femonacionalismo?

SARA R. FARRIS (Socióloga, Goldsmiths, University of London)

*Sessão em inglês com tradução em simultâneo.

 

11h30-13h | Portugal: entre o passado e o futuro

Cecília Honório (professora e investigadora, OED)

Ana Cristina Pereira (investigadora, CES/UC)

Bárbara Reis (jornalista, Público)

Moderação: Sofia Lopes (estudante universitária)

***

14h30-16h30 | Nem recatadas, nem fadas do lar: a quem serve a 'ideologia de género', o antifeminismo e o racismo?

Teresa Joaquim  (antropóloga, Universidade Aberta /CEMRI)

Tainara Machado (investigadora e ativista d’A Coletiva)

Sílvia Roque (investigadora, CES/UC)

Anabela Rodrigues (ativista da Solim e GTO) 

Moderação: Dina Nunes (psicóloga)

 

16h30-18h | Brasil e Estado Espanhol: exemplos de ascensão e resistência

Samara Azevedo (Coletivo Andorinha - Frente Democrática Brasileira de Lisboa)

Amelia Martínez-Lobo (Fundação Rosa Luxemburgo)

Moderação: Teresa Fonseca (estudante universitária)

 

Image
Conferência Internacional “Feminismo e o Combate à Extrema-Direita”