
Abril é Agora promove iniciativa “Por um Museu da Resistência no Porto!”
Abril é Agora promove iniciativa “Por um Museu da Resistência no Porto!”
A sessão pública terá lugar no próximo dia 22 de abril e juntará Luís Monteiro, Museólogo, Milice Santos, Resistente Antifascista, Gaspar Martins Pereira, Historiador, Rita Rato, Diretora do Museu do Aljube e Fernando Rosas, Historiador.
O tratamento da memória coletiva do antifascismo em Portugal conheceu novos contornos com a criação de museus referentes à temática. Num primeiro momento, o Museu do Aljube em Lisboa e, mais recentemente, o Museu Nacional da Resistência e Liberdade em Peniche.
No Porto, a reivindicação por um equipamento análogo abriu uma porta nos campos académico e político para o estudo e preservação da memória da(s) resistência(s) na cidade. A vaga que luta pela patrimonialização da memória coletiva do antifascismo no Porto enquanto ferramenta de defesa dos valores democráticos hoje não tem parado de crescer. Em 2019, já a Assembleia da República tinha aprovado uma resolução nesse sentido, depois de um conjunto de figuras da cidade e do país terem subscrito uma Carta Aberta em defesa de um Museu da Resistência no Porto.
No quadro das comemorações dos cinquenta anos da Revolução de 25 de Abril de 1974, o "Abril É Agora!" junta historiadores, museólogos, resistentes antifascistas, ex-presos políticos, gente que não descansa de resgatar da subalternidade as memórias de uma cidade que lutou contra o Fascismo.
Encontramo-nos no próximo dia 22 de abril, pelas 15h30, no Mira Fórum.